Contabilidade Rural e Gestão do Agronegócio

Este curso oferece a oportunidade para você se atualizar e ampliar seus conhecimentos jurídicos necessários a uma competente atuação junto as Ciências Criminais (Direito Penal e do Direito Processual Penal, Criminologia,etc) assim como melhor habilitá-lo para as atividades jurídicas na área criminal.

Sobretudo num contexto em que a ação penal exige dos operadores do direito e dos profissionais das ciências jurídicas um redobrado empenho no conhecimento da área, este Curso tem o escopo amplo de formar o profissional para uma competente atuação junto à defesa do Estado de Direito e da proteção jurídica das partes envolvidas na ação penal.

O Curso se destina a bacharéis em Direito e profissionais de áreas afins, em especial, aos advogados, policiais, agentes penitenciários, membros do Ministério Público e do judiciário, assim como candidatos aos principais concursos públicos do país.

Carga Horária Total do Curso - 460h

Duração - 18 meses

Periodicidade

Aulas aos finais de semana com encontros mensais

{slider title="Sobre o Curso" class="blue"}

Nos dias atuais, a busca pela qualificação profissional advém da crescente concorrência no mercado de trabalho; os concursos públicos que permitem acesso a diversas carreiras ou na iniciativa privada, empreendendo ou se posicionando como profissional.Estes cenários ensejam uma necessidade em adquirir novos conhecimentos, revisar suas práticas e ampliar seus horizontes profissionais.

Os profissionais que buscam atuar nas diversas áreas das ciências criminais e na criminologia, enfrentam diuturnamente a frequente mudança nas práticas delituosas e no comportamento dos criminosos. Os avanços tecnológicos, as constantes alterações sociais de valores, anteriormente aceitos ou tolerados e que atualmente já não são, tornam ainda mais imperioso o estudo e o acompanhamento de citadas mudanças. As Ciências Criminais vêm ganhando, cada vez mais, espaços frente à sociedade atual, globalizada e cada vez menos tolerantes a condutas que lesão os cidadãos.

Em decorrência disso, oferecemos o programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Criminais e Criminologia com objetivo de contribuir com a sociedade local, e, para isso, convidamos a todos os profissionais do Direito a retomarem seus estudos, buscando seu aperfeiçoamento como forma de atender aos anseios profissionais e dessa forma se posicionar cada vez melhor perante o mercado de trabalho.

Nossos objetivos são de qualificar e capacitar profissionais do Direito e ciências afins para uma atuação objetiva na área das Ciências Criminais (Direito Penal e Processual Penal) e Criminologia (Escolas e Teorias Contemporâneas) por meio de uma abordagem interdisciplinar e estratégias que permitam estabelecer conexões com as Ciências Jurídico-Penais, despertando o interesse pela pesquisa, pela produção científica e pela continuação de sua formação acadêmica e profissional.

{slider title="Mercado de Trabalho" class="blue"}

O mercado de trabalho para os profissionais que possuem graduação em Direito sempre foi uma excelente opção, haja vista as crescentes demandas que esse mercado absorve, contudo, existem muitos profissionais e advogados atuando nele. Diante disso a qualificação e o aperfeiçoamento, na área em que se deseja atuar, são imprescindíveis para que se possa aproveitar as oportunidades.

Uma excelente estratégia profissional, que contempla suprir essa necessidade de formação e colocação no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, são os programas de pós-graduação Lato Sensu que além da formação acadêmica sólida e necessária para o exercício profissional, oportuniza o contato com profissionais e operadores do direito, renomados, que contribuirão com a experiência e prática que certamente contribuirão para a construção da sua carreira.

{slider title="Publico Alvo" class="blue"}

Bacharéis em Direito

{tab title="Matriz Curricular" class="blue"}

Discussões do Direito Criminal 20h/a

Direitos Humanos 20h/a

Direito Penal (Geral) e Criminologia 40h/a

Direito Penal (Especial) e Criminologia 40h/a

Direito Processual Penal 40h/a

Direito Processual Penal Especial 40h/a

Direito Penitenciário e Criminologia 40h/a

Crime, Justiça e Polícia no Brasil 20h/a

Criminalística 20h/a

Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior 20h/a

Psicologia Criminal 20h/a

Legislação Penal Extravagante 20h/a

Práticas Jurídicas 20h/a

Trabalho de Conclusão de curso 100h

Carga Horária Total do Curso: 460h

{slider title="Corpo Docente" class="blue"}

Prof.ª Dr.ª Cláudia Luiz Lourenço
Advogada, Pós-Doutora em Direito Constitucional pela Università degli Studi di Messina(2016) Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2013), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás(2002), Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC/GO, 1999), especialista em Direito Penal pela Universidade Federal de Goiás (1999)e especialista em Direito Público pela Fesurv-Axioma Jurídico(2007), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) (1997). É professor adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG) ( desde 2014), Professora horista- assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC/GO desde 2008), na Faculdade Sul Americana(2009/2013 e desde 08/2014), Professor membro do NDE da Atame (2016), na FANAP (2014-2017). Professora Pesquisadora junto a Associação Educacional de Mineiros(2015/2016). Técnica Especializada em Gestão Administrativa/Articulação Institucional na Coordenação Orçamentária e Financeira da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente(2009/2010). Professora na Faculdade Cambury (2010-2015/1), presencial e ambiente virtual, Faculdade de Inhumas- FACMAIS(2010), Professora da Faculdade Anhanguera(2009/2012), Professor Substituto na Universidade Federal de Goiás (2006/2007), UNIP (2001-2004), Faculdades Objetivo (2001-2005) e Faculdade Padrão(2002).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processual Penal, Prática Jurídica e Administrativo (Convênios), atuando também nos seguintes temas: Biodireito, Direito Constitucional, Defesa do Consumidor, Direito Financeiro, Reforma Penal, Criminologia, Direito Previdenciário.

Prof. Me. Eduardo Martins de Camargo
Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira, obtendo Título de Destaque Acadêmico Profª Dra. Marlene Salgado de Oliveira, pelo 1º Lugar Geral do Curso de Direito; Pós-graduado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás - FD-UFG; Pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Salgado de Oliveira; Pós-graduação pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás - ESMEG - Ciências Criminais. Foi assessor jurídico do Ministério Público do Estado de Goiás 2012-2013. Tem experiência na área de Direito e Ciência Política. Durante a graduação, foi monitor de Direito Constitucional I, II e III por 4 (quatro) semestres letivos - 768 horas, atuando ainda no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e na Justiça Federal - Seção Judiciária de Goiás, com mais de 5.000 horas de estágio prático. Advogado: OAB-GO n. 37.846. Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - CDH/OAB-GO. Membro do Observatório Goiano de Direitos Humanos - OGDH. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência - NECRIVI/UFG. Professor de Pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira e de Graduação da FANAP.

Prof. Esp. Eduardo Nascimento de Moura
Professor, Advogado, Mestrando pela Universidade do Minho (Crime, Diferença e Desigualdade) - Portugal. Especialista em Criminologia e Segurança Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG/FD). Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO. Gestor em Segurança Pública pela Uni-Anhanguera. Professor do Instituto Lato Sensu e Coordenador de Pós-graduação - Ciências Criminais e Criminologia. Professor na Academia da PM/GO - Pós-graduação CFP 2017/2018 Ênfase em Direito Penal, Criminologia, Direito Penitenciário e Execução Penal e Políticas Públicas de Segurança Pública.

Prof.ª Esp. Fernanda do Carmo Rodrigues Alves
Policial Militar do Estado de Goiás, Especialista em Criminologia e Segurança Pública pela Universidade Federal de Goiás a graduada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É policial Militar no Estado de Goiás onde desenvolve atividades como docente e editora de um periódico científico.Tem interesse em Criminologia, Segurança Pública, Sociologia Criminal.

Prof.ª Ma. Leandra Valéria Silva Negretto
Mestre em Geografia - Área de concentração - Área de Concentração:Natureza e Apropriação do Cerrado -IESA Instituto Estudos Sócioambientais, Especialista em Educação Ambiental - IESA Instituto Estudos Sócioambientais-Universidade Federal de Goiás - UFG - 2000. Especialista em Direitos Humanos. Área de Concentração: Cidadania e Segurança Pública - Academia da Policia Militar em parceria com: Secretaria Nacional de Segurança Pública - MJ; Secretaria Nacional de Direitos Humanos - MJ; UNESCO; Universidade Federal de Goiás; PDH; Universidade Católica de Goiás - PDH; Prefeitura de Goiânia; Instituto Brasil Central. Possui graduação em Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é Concursada na Secretaria Municipal de Educação-DIREDU- (Diretoria de Administração Educacional)/ Gerência de Tecnologia Educacional/frequência Escolar do Bolsa família - à disposição do Conselho Municipal de Assistência Social. Professora do Curso de Pedagogia na Faculdade Padrão -Sociedade de Educação e Cultura de Goiânia Ltda, nas disciplinas: Educação Infantil, Jogos e Ludicidade, Educação Inclusiva, Políticas Públicas e TCC- trabalho de Conclusão de Curso. Professora convidada de Pós Graduação do curso de Especialização em Direito: Criminologia e Segurança Pública - Módulo: Violência e grupos Vulneráveis (Direitos Humanos) - UFG- Universidade Federal de Goiás.

Prof.ª Esp. Magna Lúcia Gonçalves
Policial Civil – GO, possui graduação em Direito - Faculdades Alves Faria (2011). Atualmente é concursado escrivã de polícia - Polícia Civil do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios, direito penal e criminologia.

Prof.ª Esp. Marina Santana de Lacerda
Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Direito Processual pela Universidade de Rio Verde/GO. Advogada atuante, na área Civil e Previdenciária. Professora do curso de direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Prof.ª Ma.Monica Ribeiro de Paiva
Atua na área de ensino desde 1998, quando então lecionava inglês em Escola de Idiomas e ainda atuava como professora particular. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002), é especialista em Direito Civil e Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006) e mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás. Foi assessora de magistrado do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás nas seguintes disciplinas: Prática Civil e Trabalhista, Direito Civil e Processual Civil e Direito Agrário. É árbitra da 6ª Corte de Conciliação e Arbitragem de Goiânia. É atuante na área cível e em propriedade intelectual: direito autoral, direito patentário e marcário. É sócia do escritório Lacerda & Paiva: www.lacerdaepaiva.adv.br e ainda associada ao escritório ROGERIOL LEAL Advogados. É coordenadora pedagógica do Instituto Rogério Leal de Ensino Jurídico desde 2017.

Prof. Dr. Murilo Resende Ferreira
Possui graduação em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006). Doutor em Economia - EPGE - FGV/RJ - Teoria Monetária, Professor da Universidade Federal de Goiás, atuação em Economia do Crime.

Prof. Esp. Tacito Alves Araujo
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência, direito, ensino jurídico e criminologia. Especialista em Direito Processual Penal.

Prof. Me. Tarihan Chaveiro Martins
Advogado Criminalista e Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás.
Membro da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal.

Prof. Esp. Ricardo Matos da Silva
Graduando em Direito (UniAnhanguera); graduado em Biomedicina pela PUC-GO (2003); e Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (desde 2004). Especialista em Toxicologia pela UFG (2008) e em Investigação Policial pela UCB/PC-DF (2009).

Prof. Esp. Valério Luiz de Oliveira Filho
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, tendo desenvolvido pesquisa acadêmica notadamente em Filosofia e Teoria Geral do Direito. Pós-graduando em Criminologia e Segurança Pública pela Universidade Federal de Goiás, em curso supervisionado e custeado pela Rede de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), do Ministério da Justiça. Advogado, com forte atuação em Direito Tributário e Penal. Secretário-Geral da Comissão de Processo Legislativo e Políticas Públicas da OAB-GO e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO.

{slider title="Inscrição e Matrícula" class="blue"}

Para realizar sua matrícula são necessários os seguintes documentos:

- Cópia autenticada do CPF;
- Cópia autenticada da identidade;
- Cópia autenticada do documento de Reservista do Serviço Militar (Para Homens);
- Cópia autenticada do Título de Eleitor;
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia autenticada do diploma de graduação;
- Cópia autenticada da Declaração de conclusão do curso de graduação com data de colação de grau e portaria de reconhecimento do curso;
- Cópia autenticada do Histórico da graduação;
- 1 (uma) foto 3 x 4;
- Confirmação do pagamento do valor da matrícula;
- Ficha de matrícula.

{/sliders}

Solicitação de informações sobre cursos

Preencha com seus dados e receba maiores informações de um de nossos consultores

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com

O agronegócio ou agrobusiness (em inglês) é composto por várias cadeias produtivas que abrangem desde os seguimentos de insumos para a agropecuária (fertilizantes, medicamentos veterinários, sementes e outros), a produção básica (no campo) e as agroindústrias (processamento do que é produzido no campo) e agrosserviços (unidades de beneficiamento, prestações de serviços, unidades de comercialização e distribuição e outros).

Carga Horária Total do Curso - 460h

Duração - 18 meses

Periodicidade

Aulas aos finais de semana com encontros mensais

{slider title="Sobre o Curso" class="blue"}

O agronegócio integra diversos setores econômicos, que estão ligados direta ou indiretamente a produção industrial advinda da atividade agrícola ou pecuária. Essas atividades promovem e fomentam a base para o comercio varejista e de serviços, e é por isso que o agrobusiness é um setor estratégico para economia do nosso país.

Com todo esse potencial, as demandas do agronegócio requerem gestores que possuam habilidades e competências em planejar, executar, mensurar e controlar processos, liderar pessoas, dominar os aspectos legais que auxiliem nas tomadas de decisões com vistas ao sucesso das organizações.

Nesse cenário a capacitação e qualificação profissional torna-se uma necessidade e é com esse objetivo que apresentamos o programa de pós-graduação em Contabilidade Rural e Gestão do Agronegócio. Um programa pensado em apresentar aos alunos aplicações práticas e específicas da contabilidade rural, agregando os aspectos legais que permitam uma gestão eficiente do negócio, em conformidade com as legislações vigentes.

{slider title="O Mercado de Trabalho" class="blue"}

Os objetivos da Contabilidade Rural e Gestão do Agronegócio vão muito além de simplesmente aumentar a qualidade, produtividade e competitividade dos empreendimentos e empresas desse setor, a permanência de qualquer precisa ser sustentável, sendo assim, são necessários a aplicação dos conhecimentos em economia, finanças, tecnologias organizacionais, comércio, logística, ferramentas de planejamento, estratégias de marketing, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, tributação, legislação e ética, entre outros conhecimentos para que os negócios continuem a prosperar.

O especialista em Contabilidade Rural e Gestão do Agronegócio é responsável pelo planejamento financeiro, econômico e tributário das organizações, bem como, ter uma visão estratégica da imagem da empresa perante o mercado, definir estratégias de venda de produtos e serviços, controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais, entre outras atividades.

Posicione-se no mercado de trabalho se qualificando com conhecimento acadêmico sólido e com as melhores práticas do mercado.

{slider title="Melhor Custo Benefício" class="blue"}

Nossas equipes de professores, além de pesquisadores sobre o tema, são profissionais atuantes e vão apresentar aplicações práticas em relação aos conteúdos abordados no curso. Esperamos com isso que nosso aluno melhore sua autonomia intelectual, sua network e aproveite melhor todas as oportunidades que o mercado dispõe.

{slider title="Matriz Curricular" class="blue"}

Metodologia da Pesquisa     30h/a

Contabilidade da Agricultura           30h/a

Contabilidade da Pecuária   30h/a

Gestão de Pessoas no Agronegócio 30h/a

Direito e Legislação do Agronegócio           30h/a

Logística aplicada ao Agronegócio   30h/a

Cenários Econômicos            30h/a

Gestão ambiental aplicada ao agronegócio           30h/a

Gestão Tributária do Agronegócio 30h/a

Gestão de Custos aplicada ao Agronegócio           30h/a

Docência para o Ensino Superior     30h/a

Gestão Estratégica e Gerencial do Agronegócio     30h/a

Trabalho CC   100h


Carga Horária Total do Curso: 460h

{slider title="Inscrição e Matrícula" class="blue"}

Para realizar sua matrícula são necessários os seguintes documentos:

- Duas cópias do CPF;
- Duas cópias da identidade (RG);
- Duas cópias do documento de Reservista do Serviço Militar (Para Homens);
- Duas cópias do Título de Eleitor e do comprovante de quitação eleitoral;
- Duas cópias do comprovante de residência;
- Duas cópias da certidão de nascimento ou casamento;
- Duas cópias autenticadas do Diploma de graduação;
- Duas cópias autenticadas do Histórico da graduação;
- 2 (duas) fotos 3x4;
- Confirmação do pagamento do valor da matrícula;
- Ficha de matrícula.

{/sliders}


Solicitação de informações

Preencha com seus dados e receba maiores informações de um de nossos consultores

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com

As cidades que estão em franco desenvolvimento e aquelas que almejam crescer mais rapidamente devem possuir políticas bem definidas para, desse modo, investirem tempo em planejamento para que esse crescimento se realize de maneira ordenada. São medidas, a priori, que podem parecer uma forma de controle centralizado, mas não são. Essas medidas são a maneira mais inteligente de antecipar os problemas e demandas urbanas que acontecem naturalmente com a expansão das cidades.

Os planejamentos de ações permitem com que estejamos mais bem preparados para o futuro e, para tanto, faz-se necessária a participação de profissionais multidisciplinares, capazes de pensar soluções inteligentes e criativas paras as cidades, de maneira propositiva e alicerçadas em sólidos conhecimentos e informações confiáveis sobre os cenários atuais e os de onde se deseja chegar.

As cidades não funcionam no vazio, suas atividades estão associadas às regiões onde se compartilha recursos, oportunidades e problemas. Sendo assim, pensar as cidades além de seus limites municipais e convergindo propósitos com outras cidades vizinhas, é uma necessidade para melhorar resultados econômicos competitivos e, consequentemente, impactar positivamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Convidamos a todos os profissionais que se identificam com os problemas e desafios de se viver no meio urbano a mudar o seu olhar e perspectivas sobre as demandas geradas nas cidades.

Queremos discutir, estudar, aprender, pensar, produzir e compartilhar, juntamente com você, novas práticas e soluções inovadoras para as cidades, que possam atender a população nas necessidades básicas de meio ambiente, saúde, moradia, transporte, educação, não perdendo de vista o foco de humanização em nossas Cidades.

{slider title="Sobre o Curso" class="blue"}

Há uma demanda crescente de diversos profissionais que pensam as Cidades, que querem conhecer, debater e construir caminhos para uma melhor qualidade de vida das pessoas e de seu meio urbano.

As Cidades correspondem ao lugar onde habitamos, trabalhamos e, em geral, ao espaço no qual estão presentes os maiores problemas e também as melhores soluções.

A criação de um curso nesta área visa reunir em Goiânia participantes que serão capacitados a fazerem essa análise e esse diagnóstico. E também qualificar profissionais para atuar diretamente nos municípios, nas empresas e demais organizações da sociedade, propondo caminhos e boas práticas para nossas Cidades.

Pensar em projetos que garantam o desenvolvimento das cidades no contexto atual é uma prioridade indiscutível para a gestão pública. Este curso pretende assegurar não só o compromisso à cidadania, mas também à sua natureza econômica, social e ambiental, que formam o tripé da sustentabilidade.

O Instituto Lato Sensu apresenta a especialização em Planejamento e Gestão de Cidades com o intuito de cumprir o papel de formar e capacitar com excelência profissionais para atuarem nessa área.

{slider title="O Mercado de Trabalho" class="blue"}

As cidades crescem sob a influência dos diversos fatores presentes no cotidiano urbano, todavia, o Poder Público tem a responsabilidade de gerir esse crescimento a fim de promover a diminuição da desigualdade e melhor uso do espaço urbano.

Para isso é fundamental que as Cidades sejam pensadas em todas as suas dimensões, de modo que, o desejo que todos temos em ter uma boa qualidade de vida na cidade, possa ser alcançado, entendendo que ela é um espaço para todos.

Profissionais bem preparados, por meio de um acervo teórico consistente, com uma formação multidisciplinar, atentos às mudanças e dinâmicas sociais, que dominem as principais ferramentas tecnológicas para uso no planejamento, modelagem e execução de projetos, têm condições de se posicionarem perante a esse mercado cada vez mais carente de especialistas, que precisam e devem propor, junto à sociedade, soluções para os problemas e desafios que as Cidades demandam.

É sob esse cenário e com estes objetivos que convidamos você a se especializar conosco.

{slider title="Público Alvo" class="blue"}

Profissionais graduados nas áreas afins, especialmente: Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Engenharias e Direito. Gestores públicos, profissionais integrantes de cargos técnicos de Governos: federal, estadual e municipal; e demais instituições e empresas que tenham funcionários graduados nas áreas afins.

{slider title="Matriz Curricular" class="blue"}

Módulo I

GPO - Gestão Pública e Orçamento -    16h/a         

ESU - Economia e Sociologia Urbana - 20h/a         

TCG1 - Cartografia e Geoprocessamento I - 16h/a              

TPHC - Teoria do Planejamento e História das Cidades -  20h/a           

GRC- Gerenciamento de Riscos e Complaince - 16h/a         

TCC1 - Trabalho de Conclusão do Curso - 08h/a       

STV 1 - Seminários Temáticos e Visitas I - 20h/a

Carga Horária Total - Módulo I - 116h/a

Módulo II

DUA - Direito Urbano e Ambiental -16h/a         

DUC - Dinâmicas Urbanas Contemporâneas - 16h/a         

LUA - Legislação Urbana e Ambiental - 16h/a

MPA1 - Metodologia de Pesquisa Aplicada 1 – 16h/a

IPPU - Instrumentos de Planejamento e Planos Urbanos - 20h/a

CPH - Cultura e Patrimônio Histórico - 16h/a         

ISU - Infraestrutura e Serviços Urbanos - 20h/a         

PHM - Política Habitacional e Moradia - 16h/a

TCC2 - Trabalho de Conclusão do Curso II - 08h/a

STV 2 - Seminários Temáticos e Visitas - 20h/a         

Carga Horária Total - Módulo II - 164h/a

Módulo III

EPU - Espaço e Paisagem Urbana - 20h/a

GSU - Governança e Sustentabilidade Urbana - 20h/a         

TCG2 - Cartografia e Geoprocessamento II - 16h/a              

PTDC - Planejamento Territorial e Desenho das Cidades - 20h/a

MPA2 - Metodologia de Pesquisa Aplicada II - 08h/a

GAR - Gestão Ambiental e Resíduos - 16h/a

BBC - Biogeografia e Bioma do Cerrado - 16h/a         

TCC3 - Trabalho de Conclusão do Curso - 12h/a

STV 3 - Seminários Temáticos e Visitas III - 20h/a

Carga Horária Total - Módulo III - 140h/a 

Carga Horária Total do Curso 420h/a 

{slider title="Corpo docente" class="blue"}

Prof. Dr. Altair Sales Barbosa - Graduado em Antropologia pela Universidade Católica de Chile. Doutor em Arqueologia Pré-Histórica pelo Smithsonian Institution National Museum Of Natural History de Washington DC, EUA. Professor universitário, PUC/GO. Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; Fundador do Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia e do Instituto do Trópico Subúmido; Fundador do Memorial do Cerrado; Fundador do Memorial Serra da Mesan Uruaçú/GO. Sócio fundador da Sociedade de Arqueologia Brasileira; Professor convidado e pesquisador do Instituto Acho etano de Pesquisas da UNI-SINOS/RS. 

Profª Ma. Adriana Mikulascheck - Arquiteta e Urbanista, PUC/GO. Mestrado em Arquitetura e Meio Ambiente pela Hochshule Wismar, na Alemanha. Professora de Arquitetura e Urbanismo na PUC/GO. 

Prof.ª. Ma. Annyella Nogueira - Geógrafa pela UFG, Especialista em Geoprocessamento IFG. Mestra em Engenharia do Meio Ambiente, pela UFG. É diretora acadêmica do Instituto Lato Sensu e Faculdade Sensu.  

 Prof. Dr. Aristides Moysés - Economista, pela PUC GO. Doutor em Ciências Sociais, PUC SP. Pós-DOC pelo Instituto de Economia, UNICAMP. Pesquisador do INCT/CNPq/Observatório das Metrópoles. Ex-professor de Economia, PUC GO. Professor e ex-coordenador do Mestrado em Planejamento Territorial,  PUC GO.  Ex-coordenador do Mestrado em "Desenvolvimento" e Planejamento Territorial, PUC GO. 

Prof. Esp. Arnaldo Mascarenhas Braga - Arquiteto e Urbanista, UnB. Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela PUC/GO. Autor do projeto original do shopping Flamboyant, em Goiânia, atua como profissional autônomo na elaboração de projetos Ex-presidente da Associação para Recuperação e Conservação Ambiental - ARCA. Conselheiro federal do CAU/BR (2012-2014). Presidente do CAU/GO (atualmente). Foi professor de Arquitetura e Urbanismo na PUC/GO. 

Prof. Esp. Carlos Martins - Arquiteto e Urbanista, PUC/GO. Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental, UEG. Foi professor de Planejamento urbano e regional, PUC/GO. Arquiteto convidado da Comissão Especial de Planejamento urbano e ambiental - CEPUA do CAU/GO - 2016/2017. 

Prof. Esp. Dalva Borges de Rezende - Arquiteta e Urbanista pela PUC GO. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela UFG. Especialista em Paisagismo, pela UFG. Especialista em Avaliação e Perícias de Engenharia, pelo IBAPE. Foi professora no curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIP. Atualmente, uma das coordenadoras do curso de especialização em Planejamento e Gestão de Cidades, pelo Instituto Lato Sensu – Goiânia.  

Prof. Me. Edinardo Rodrigue Lucas - Arquiteto e Urbanista, UFU. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade, pela FAV-UFG. Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, Cidade de Goiás.  

Prof.ª Dr.ª Edwiges Carvalho - Graduada em História e Direito, PUC/GO. Mestra em Geografia, UFG - Instituto de Estudos Socioambientais. Doutora em Sociologia, pela UFG - Faculdade de Ciências Sociais. Professora da PUC/GO - Escola de Direito e Relações Internacionais. Pesquisadora na área de políticas públicas e gestão socioambientais; na área de gênero e sociedade. 

Profª. Dr.ª. Evelyn Cristine Moreira Soares - Arquiteta e Urbanista, PUC/GO. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade, pela FAV-UFG. Doutora pela UnB em Projeto e Planejamento Urbano Regional. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC/GO e IESB/DF.  

Prof.ª Dr.ª Fernanda Mendonça - Arquiteta e Urbanista, PUC GO. Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental, pela UEG. Especialista em Transporte Urbano, Trânsito e Mobilidade, pela UnB.  Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade, pela FAV-UFG. Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional, na UnB.  

Prof. Me. Ivan Oliveira de Grande - Arquiteto e Urbanista, UNIP. Especialista/MBA em Gestão de projetos pelo Instituto Pós-graduação Goiás. Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, pela PUC/GO. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo, pela UnB. Docente nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, na UNIP e Uni-Anhanguera. Responsável pelo desenvolvimento de projetos de aprovação de ambientes médico-hospitalares e alimentares na Vigilância Sanitária (VISA). 

Prof.ª Ma. Lorena Cavalcante Brito - Arquiteta e Urbanista, PUC GO. Especialista em Paisagismo, pela PUC/RJ. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade, pela FAV-UFG. Doutoranda em Geografia pelo IESA UFG. Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e lecionando no curso de Engenharia Civil do IUESO (Faculdades Objetivo). 

Prof.ª Ma. Luçany Silva Bueno -  Graduada em Administração de Empresas e Administração Pública pela PUC/GO e Administração pelo Centro Universitário do Triangulo. Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural pela PUC/GO. Especialista em Administração Hoteleira pela Universidade Federal de Juiz de Fora/SENAC. Professora em cursos de graduação e pós-graduação da PUC/GO. Responsável pela área de eventos da Escola de Gestão e Negócios da PUC/GO. 

Prof. Dr. Marcos Bittar Haddad - Formado em Economia pela UEG, Anápolis. Especialista em Políticas Públicas pela UFG. Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC/GO. Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Atuou por mais de 10 anos em Prefeitura, Governo Federal, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. Assessor Chefe de Planejamento, Qualidade e Controle da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Goiânia, onde coordenou projetos de requalificação urbana e ainda atuou no planejamento e no Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns. 

Profª Drª. Miraci Kuramoto Nucada -  Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC/GO.  Mestre em Geografia pela UFG. Doutora em Geografia pela UFG. Professora universitária no curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo, PUC/GO. 

Profª Drª. Mirian Mendonça de Campos Curado - Graduada em Arquitetura e Urbanismo, PUC/GO. Especializada em História da Arte e Arquitetura pela PUC RJ. Mestra em Urbanismo pela UFRJ. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo, PUC/GO. Analista em Obras e Urbanismo na Prefeitura Municipal de Goiânia. 

Prof. Dr. Nivaldo dos Santos - Graduado em Direito pela UFG. Mestre em História das Soc. Agrárias, UFG. Doutor em Direito pela PUC/GO. Professor nos cursos de Direito e Gestão Ambiental, pela PUC/GO e UFG. 

Prof. Dr. Patrick Di Almeida Vieira Zechin - Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC/GO. Mestre em Filosofia pela UFG. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Foi professor da PUC/GO e atualmente na UEG/GO, ambos no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. 

Prof. Dr. Pedro Henrique Baima Paiva – Graduado em Biologia pela PUC/GO e em Ciências Sociais/Políticas Públicas pela UFG. Mestre em Antropologia pela UFG. Doutor em Antropologia Social pela UFG. Conselheiro no CONAMA. Gerente de formação de políticas e pesquisa ambiental na AMMA – Prefeitura de Goiânia. 

Prof. Me. Ricardo Ramos Alves - Arquiteto e Urbanista pela UnB.  Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental. Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Foi professor na UEG, PUC e UNIP. Hoje leciona na Faculdade Estácio de Sá, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores. Atualmente, um dos coordenadores do curso de especialização em Planejamento e Gestão de Cidades, pelo Instituto Lato Sensu – Goiânia. 

Prof. Me. Roberto Duarte De Paiva - Arquiteto e Urbanista pela PUC/GO. Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental, pela Uni-Evangélica. Mestre em Planejamento Urbano, pela UnB. Foi professor no curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIP e na Uni-Alfa. 

Prof.ª Ma. Sara de Castro Cândido - Bacharel em Direito pela PUC/GO. Licenciada em Letras Português pela UFG. Graduanda de Psicologia pela PUC/GO. Especialista em Docência Universitária pela UEG. Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC/GO. Professora da PUC/GO, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. 

Prof. Dr. Ycarim Melgaço Barbosa- Graduado em Direito pela UFG. Mestre e Doutor em Geografia Humana na FFLCH/USP SP. Pós-doutor no Instituto de Economia/UNICAMP e também em Administração de Empresas na FEA-RP/USP SP. Professor no curso de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, pela PUC/GO. 

{slider title="Documentação" class="blue"}

Para realizar sua matrícula são necessários os seguintes documentos:

- Cópia autenticada do CPF;
- Cópia autenticada da identidade;
- Cópia autenticada do documento de Reservista do Serviço Militar (Para Homens);
- Cópia autenticada do Título de Eleitor;
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia autenticada do diploma de graduação;
- Cópia autenticada da Declaração de conclusão do curso de graduação com data de colação de grau e portaria de reconhecimento do curso;
- Cópia autenticada do Histórico da graduação;
- 1 (uma) foto 3 x 4;
- Confirmação do pagamento do valor da matrícula;
- Ficha de matrícula.  

{/sliders}


Inscreva-se e receba informações detalhadas sobre programação e conteúdo

Solicitação de informações sobre cursos

Preencha com seus dados e receba maiores informações de um de nossos consultores

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com
 

Por que fazer esse curso?

A concepção atual de educação requer do educador, formação numa vertente interdisciplinar e transversal. Essa deve levar em conta as políticas públicas afirmativas para o negro, para o índio, para a mulher, para o homossexual e para a criança e o adolescente, sem perder de vista as demandas do conhecimento e as complexidades do processo de ensino-aprendizagem.

Solicitação de informações sobre cursos

Preencha com seus dados e receba maiores informações de um de nossos consultores

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com
O Curso
O curso propõe uma formação holística em Psicopedagogia Institucional com um perfil, humanista e crítico, habilitando e capacitando você para atuar nos processos de aprendizagem e suas dificuldades junto às corporações, instituições de ensino e aos alunos, sejam estes, crianças, adolescentes ou adultos, o aluno concluinte do curso estará apto a assessorar e orientar professores, pais de alunos, bem como, quaisquer profissionais que atuem em projetos de ensino.

- - - -