O Instituto Lato Sensu em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) - Delegacia de Goiás, que possui representações nas principais cidades do país, apresenta o Seminário: Evolução Política da Sociedade Brasileira – “Revisitando os processos políticos nacionais à luz dos contextos econômico, social e política no momento dos acontecimentos”.

Dias 19 e 20 de Abril  
Local: Rua 03, nº 860, Setor Central - Auditório Instituto Lato Sensu - 6º Andar   
Valor: R$ 100,00  
          R$ 50,00 para Estudantes e Adesguianos.

Sobre o Evento


O presente cenário político brasileiro evoca preocupações e incertezas quanto à possibilidade de se atingirem condições de estabilidade em curto prazo. Inversão de valores e manifestações de indignação são apenas parte da expressão de um quadro caótico implantado anos a fio por grupos representativos de forças dominantes na política nacional. Tal quadro está levando a um significativo descrédito nas instituições democráticas, com risco de colocar em cheque a nossa própria existência como Nação.

Tais fatos vêm demonstrar a emergencial necessidade de o povo brasileiro se engajar decididamente na luta pela reconstrução de nosso país. Nota-se claramente, entre os cidadãos, uma ânsia, um clamor, por reconquistar o orgulho de ser brasileiro. Observam-se, especialmente, nesses indivíduos, o desejo de entender os percalços por que estamos passando e uma forte vontade de poder agir para por o país de pé novamente.

E é visando colaborar com subsídios para esta tarefa grandiosa que o seminário ora proposto, sobre Evolução Política do Brasil, é oferecido. O objetivo principal é discorrer sobre os fatos políticos mais relevantes que envolveram nossa terra, nossa gente. Para tanto, o seminário foi concebido com base numa abordagem histórica, pela qual se busca examinar a interdependência entre os processos internos e externos em sua articulação com as forças políticas predominantes em nosso país. Por este motivo, o seminário prioriza o reconhecimento de que qualquer evento histórico só pode ser apropriadamente analisado a partir da compreensão adequada a respeito das influências e das ideologias da época dos acontecimentos, em vez de se empregarem referenciais teóricos de hoje, sob o risco de se produzirem interpretações seriamente distorcidas ou enviesadas.

Assim, o seminário foi organizado em tópicos sequenciais da política brasileira, procurando-se respeitar, portanto, o fator cronológico. Inicia-se tecendo considerações sobre a formação da cultura política na sociedade brasileira, elemento seminal para o entendimento do nosso comportamento como cidadãos. Segue apresentando a influência das ideologias políticas na conformação das turbulências que antecederam o regime instalado a partir de 1964. Prossegue desvelando aspectos cruciais inscritos nos fenômenos que ocorreram como desdobramento do movimento civil-militar de 1964. A seguir, pontua os principais processos vivenciados no penoso caminho de transição para o restabelecimento de uma normalidade democrática e os resultados do projeto social-democrata. E, por fim, debruça-se sobre o passado recente de nossa república, procurando esmiuçar os sonhos e os resultados das políticas públicas colocadas em prática nos últimos 13 anos.

Acredita-se que, a partir das palestras e debates proporcionados pela realização deste seminário, valiosa contribuição estará sendo disponibilizada para que cada participante elabore uma reflexão própria sobre a realidade política brasileira atual e sobre quais os melhores meios de se envolver e atuar politicamente para erigir o país que todos queremos.

Conteúdo

Palestra Introdutória
Cenário Político para 2017/2018

Módulo I
Formação da Cultura Política na Sociedade Brasileira

Módulo II
Ideologias e seus Reflexos no Período 1930 a 1964

Módulo III
Desdobramentos pós-1964: da Interinidade e do Dever de Estado

Módulo IV
O Projeto de Redemocratização: da Anistia às Diretas já e a Conturbada Transição – Propostas Neoliberais

Módulo V
O triunfo neoliberalismo dos naos 90 no mundo e a experiência social-democrata no Brasil

Módulo VI
Um país de Todos: desenvolvimento social ou ilusão? O "Impeachment" e a s perspectivas até 2018.

Professores

Gustavo Alberto Trompowsky HECK 
Economista, Mestre em Engenharia da Produção é Mestre em Segurança e Defesa Hemisférica

José Teixeira LOUZADA
Economista, Administrador, Mestre e Doutor em Ciências Políticas e Military Inteligence Course pelo Exército dos EUA.

Carlos António RAPOSO Vasconcellos
Graduado em Ciências Navais, Engenharia Operacional Mecânica, Mestrado em Ciências Militares, Mestre em Administração Pública

OSVALDO Fonseca 
Engenheiro Civil, Cientista Político, Mestrado pela UFRJ, Doutor em Gerência de Infraestrutura pela Universidade de Maryland-EUA

Programação

19/04/2017

Horário: 19:00-19:15
Abertura

Horário: 19:15-19:55
Tema: Formação da cultura política na sociedade Brasileira
Palestrante: Prof. Osvaldo

Horário: 19:55-20:35
Tema: Ideologias e seus reflexos no período 1930 a 1964
Palestrante: Prof. Heck

Horário: 20:35-21:15
Tema: Desdobramentos pós-1964: da interinidade e do dever de Estado
Palestrante: Prof. Louzada

Horário: 21:15-22:00
Tema: Debates
Palestrantes: Prof. Osvaldo, Prof. Heck e Prof. Louzada.

 

20/04/2017

Horário: 19:00-19:15
Abertura

Horário: 19:15-19:55
Tema: O projeto de redemocratização: da anistia às Diretas Já e a conturbada transição
Palestrante: Prof. Raposo

Horário: 19:55-20:35
Tema: O triunfo do neoliberalismo dos anos 90 no mundo e a experiência social-democrata no Brasil
Palestrante: Prof. Osvaldo

Horário: 20:35-21:15
Tema: Um País de Todos: desenvolvimento social ou Ilusão? O impeachment e as perspectivas até 2018
Palestrante: Prof. Heck

Horário: 20:35-21:15
Tema: Debates
Palestrantes: Prof. Raposo, Prof. Osvaldo e Prof. Heck.