A maior parte dos goianienses conhece a fama da Vila Canaã: com uma imensurável quantidade de oficinas e lojas automotivas, o setor se tornou praticamente uma grande feira, com peças e carcaças de veículos espalhadas por todos os lados,  inclusive em vias públicas. E neste cenário caótico, além dos transtornos causados àqueles que moram nas proximidades, a região acabou se tornando ponto de abrigo de comerciantes inescrupulosos que abastecem suas lojas comprando e vendendo produtos provenientes de veículos.

E é para amenizar essa situação que, a partir de sexta-feira, 16 de janeiro, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), a Secretaria de Fiscalização (Sefis), a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduc), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM) organizam o "Projeto Cidadão Nova Canaã". Realizado com o apoio do Instituto Lato Sensu, a proposta visa promover: 

  • melhoria no trânsito e fluxo de veículos e pedestres
  • reorganização do espaço público
  • manutenção nos sistemas de iluminação pública
  • limpeza de vias, praças, parques e ilhas
  • reforço na segurança com a presença de policiais e viaturas, além da ampliação do monitoramento eletrônico na região
  • eventos esportivos e artísticos

O projeto se divide em duas etapas. A primeira, já em andamento há algumas semanas, visa reeducar os comerciantes e moradores da região sobre a utilização consciente das vias públicas, tendo como prioridade o bem estar da população. A segunda, a partir de segunda-feira (19), terá como foco a fiscalização constante da região, com aplicação de multas e remoção de carcaças. Práticas como o estacionamento de veículos em locais irregulares, a limpeza ou conserto de peças e automóveis em vias públicas, assim como o depósito ou abandono de carcaças em calçadas e canteiros centrais, serão coibidos.

O projeto está sendo coordenado pelo chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Edilson Brito, que também é professor das disciplinas de Educação e Sociedade e de Gestão Integrada em Segurança Pública no Instituto Lato Sensu. Segundo ele, a ideia é desenvolver uma rede de ações para transformar a realidade daquela região. Outros setores devem ser contemplados em ações futuras.

O Instituto Lato Sensu foi chamado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) para atuar na logística do evento, oferecendo suporte e orientações aos presentes. O convite surgiu depois do sucesso na realização, nos dias 28 e 29 de novembro do ano passado, de um seminário gratuito intitulado “Segurança Pública e Direitos Humanos na Perspectiva Cidadã”, que oportunizou à SSP e à Polícia Militar discutir ações em busca da aproximação com a população, como a criação de conselhos populares.

Autoridades representando as diversas pastas municipais e estaduais envolvidas no projeto devem participar da abertura das ações. No dia do lançamento, às 20h, também será realizado o “Projeto Arte Segura, levando arte para os bairros” na Vila Canaã, com atividades socioesportivas e de lazer para crianças, como pula-pula e cama elástica. 

Serviço:

Projeto Cidadão Nova Canaã

Data de lançamento: Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Horário: Das 8h às 22h

Local: Praça C (Av. C-5 com C-4 ao fundo da área comercial)