Ser aprovado em um concurso público não é tarefa fácil. São centenas – às vezes milhares – de concorrentes disputando poucas vagas sonhando com a tão desejada estabilidade profissional e econômica. Dessa forma, o feito só se torna possível com muita dedicação, estudo, força de vontade e equilíbrio emocional para segurar a barra na hora da prova e nos dias que a antecedem. Também não podemos descartar a sorte dessa equação, pois ela pode ser o fator determinante entre os que são bem sucedidos e aqueles que terão que tentar pelo menos mais uma vez.

Para ajudar você a chegar lá (e a não depender da sorte tanto assim), o Instituto Lato Sensu traz algumas dicas fundamentais para que alcance seu objetivo. Confira:

1) Rotina: É fundamental que o(a) concurseiro(a) crie uma rotina de estudos. Pode não ser fácil seguir à risca às vezes, mas determinar metas diárias pode te ajudar a ser mais disciplinado(a) e fazer com que o estudo renda mais.

2) Descanso: Não adianta ficar 5, 10, 20 horas na frente dos livros e cadernos sem ter um tempinho para relaxar. Sua mente, assim como seu corpo, precisa de um tempo para se recompor, ou então tudo aquilo que você está lendo e sublinhando com tanto carinho correm o risco de nem serem assimilados por você. Folgue por uns 15 minutos a cada duas horas, pelo menos, e se distraia com algo de que goste de fazer. Mas cuidado para não se empolgar e acabar deixando o estudo de lado!

3) Preparação: Antecipe-se a possíveis imprevistos e deixe pronto com antecedência tudo o que puder. Separe um bom lápis devidamente apontado, uma caneta que não esteja falhando e conheça bem o local onde o concurso vai ser realizado antes da prova. Você não quer ficar de fora porque não conseguiu acertar o portão de entrada a tempo, não é?

4) Dedicação: Leia com atenção os livros que vão cair no exame, sublinhe as partes mais importantes, faça um resumo de cada capítulo e revise o conteúdo. Ainda restaram algumas dúvidas sobre algum assunto? Corra atrás. Pergunte em fóruns e consulte amigos e professores.

5) Conteúdo: Não ignore as provas aplicadas em outros anos. Muitas vezes conteúdos de edições anteriores dos concursos são reaproveitados em provas mais recentes, portanto é sempre bom estar por dentro daquilo que já caiu. Faça e refaça os exercícios até ter ciência de que compreendeu os assuntos tratados.

6) Alimentação: Não menospreze o poder de uma boa alimentação para te ajudar em seus estudos. Certos tipos de comida podem ajudar na capacidade cardiorrespiratória, na oxigenação do cérebro, na circulação sanguínea e no aumento da memória – enquanto outros fazem exatamente o contrário. Uma boa dieta para um concurseiro conta com alimentos como uva, morango, frutas vermelhas, kiwi, maçã, peixe (especialmente atum e bacalhau), azeite e ovo. Já o consumo de carnes (principalmente vermelha), açúcares, álcool e comidas gordurosas deve ser evitado. Não se esqueça que a cafeína – companheira fiel de muitos estudantes – também pode fazer mal se ingerida em excesso.

7) Memória: Não subestime o poder e a importância da sua memória. É por meio dela que se desenrola todo o seu processo de raciocínio e que ocorre a assimilação do conteúdo estudado. Além de responder repetidas vezes a questionários, fazer leitura dinâmica e preencher palavras-cruzadas, é importante se utilizar de diferentes técnicas e jogos de memorização para te ajudar a apreender todo o conteúdo. Há diversos exemplos que podem ser encontrados na Internet. Pesquise e exercite a sua mente.

8) Preparatórios: Este item é preponderante para quem não quer ficar refém da sorte. Frequentar um preparatório pode ser a diferença entre morrer na praia e nadar com segurança até o seu sucesso. Essas oportunidades são ideais para revisar aquele conteúdo que você não vê desde o Ensino Médio, tirar dúvidas com professores, se atualizar, estar por dentro do conteúdo voltado especificamente para a área que você almeja e, inclusive, montar grupos de estudos com outros alunos. O Instituto Lato Sensu tem ótimas opções nesse sentido. Conheça mais por meio do site www.ilsbr.com.br.

9) E por fim... Confiança! Pense com positividade quanto às chances do seu sucesso, afinal, você precisa estar motivado(a) para poder dedicar tanto tempo aos estudos e ainda alterar a própria rotina e a alimentação. Não perca tempo com pessoas negativas e empenhe-se nos objetivos que traçou para si mesmo(a) – tenha em mente os frutos que o sucesso vai trazer para suas vida. Não conseguiu passar dessa vez? Não desanime. Muita gente precisa tentar várias e várias vezes antes de conseguir, e o esforço sempre é recompensado.