Tal debate é pertinente devido à premissa de que o professor é um dos principais atores na configuração de processos de ensino, pesquisa e aprendizagem, e, por isso, é preciso concebê-lo como um profissional que precisa refletir criticamente sobre sua prática cotidiana. Reflexão esta que o permite compreender as características desses processos, bem como perceber o contexto em que o ensino se encontra, para que possa, assim, facilitar o desenvolvimento autônomo e emancipador dos participantes do processo educativo.
Além disso, é necessário que o docente possa compreender a multiformidade, pluralidade, diversidade e os novos caminhos e transformações que a educação vem passando, não só na esfera teórica e metodológica, mas também nas esferas de poder (institucional e política).
Objetivos :
● Promover a produção e difusão do conhecimento sobre educação e ensino;
● Criar espaços de diálogos sobre questões teóricas e práticas relacionado ao ensino e a prática docente;
● Divulgação das produções, relatórios e vivência do estágio.
Programação:
12/07/2016 (Terça-feira) - Conferência de Abertura: As OS’s na Educação.
Horário: 19 h às 22 h
Diane R. Miranda - Professora de Filosofia da Secretaria de Educação do Estado de Goiás
13/07/2016 (Quarta-feira) - Roda de conversa sobre práticas de Educação Escolar
Horário: 19 h às 22 h
Maxiley Vieira - Professor e Tutor da Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Vicentina Mendes - Professora e Inspetora de Ensino do Município de Goiânia
* Relatos de experiência de estágio
14/07/2016 (Quinta-feira) - Mesa Redonda: Racismo religioso: desafios e problemática na educação.
Horário: 19 h às 22 h
Watusi Santiago - Iyalorixa, Historiadora e Superintendente da Igualdade Racial de Goiânia.
Patrick Oliveira (Ifayomi Adelonan) - Psicólogo, Psicanalista e Babalawo / Sacerdote do Culto Tradicional de Ifá e Orixá
Comissão de Organização:
*Coordenação pedagógica Instituto Lato Sensu
*Daniela Cristina Pacheco
*Frederiko Luz Silva
*Jefferson Acevedo
*Lais Moura