Qual a cidade que nós temos e qual é a cidade que queremos ter?

Qualquer cidade que tenha como objetivos oferecer aos seus cidadãos uma melhor qualidade de vida precisa ser constantemente reinventada. As principais características necessárias para que as cidades possam conseguir as transformações que esperamos estão alicerçadas na inovação, criatividade e no olhar diferente, de soluções, para os problemas urbanos.

Programas de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão de Cidades

A inovação, o olhar diferente e a criatividade passaram a ser os grandes diferenciais dos produtos, dos serviços e das cidades e beleza disso é como transformamos a inovação, o olhar diferente e criatividade, de cada um de nós, numa forma de ganha dinheiro, numa forma de satisfação e numa forma de ganhar reconhecimento. Desde quem trabalha com patrimônio, artesanato, com projetos voltados a uma cidade pequena até questões ligadas as grandes cidades e grandes centros.

E é nessa perspectiva que todos se sintam donos dos espaços públicos e nesse sentido haja um resgate das identidades locais e autoestima dos cidadãos que convidamos você para discutir conosco o futuro da nossa cidade.

Palestra – O Futuro das Cidades 
Dia: 06 de Março de 2018  
Horário: 19h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Goiânia,
Endereço: Av. Goiás, 2001 - St. Central, Goiânia - GO, CEP 74063-900   

Entrada: 1 KG de alimento não perecível (Exceto sal)
***Os inscritos receberão certificado de participação. 

Sobre o Evento

Esse evento marca o lançamento do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Cidades, coordenado pelos Arquitetos, Urbanistas e professores: Dalva Borges De Rezende e Ricardo Ramos Alves, essa iniciativa representa a implantação dos programas de especialização do Instituto Lato Sensu e Faculdade Sensu.

Há uma demanda crescente por diversos profissionais que pensem as Cidades, que querem conhecer, debater e construir caminhos para uma melhor qualidade de vida das pessoas e de seu meio urbano.

As Cidades correspondem ao lugar onde habitamos, trabalhamos e, em geral, o espaço no qual estão presentes os maiores problemas e também as melhores soluções.

A criação de um curso nesta área visa reunir em Goiânia professores capacitados em fazer esta análise e diagnóstico. E também qualificar profissionais para atuar diretamente nos municípios, nas empresas e demais organizações da sociedade.

O Instituto Lato Sensu apresenta a especialização em Planejamento e Gestão de Cidades com o intuito de cumprir o papel de formar e capacitar com excelência profissionais para atuarem nessa área.

Palestrantes


Ana Carla Fonseca Reis


Profissional de referência em economia criativa, cidades criativas, negócios e desenvolvimento, é Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas, onde se graduou aos 20 anos de idade; Economista, Mestre com distinção e louvorem Administração e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (primeira tese brasileira sobre Cidades Criativas); tem MBA pela Fundação Dom Cabral. É professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em economia da cultura, economia criativa e cidades na Fundação Getulio Vargas/SP, na Universidade Candido Mendes/RJ e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e professora da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha).

Para empresas, liderou projetos regionais e globais em multinacionais por 15 anos, dez dos quais na Unilever, em marketing, inovação e gestão do conhecimento, com base na América Latina, em Londres e Milão. Desde 2003 é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira na intersecção de economia, cultura, negócios e cidades. É consultora e conferencista em cinco línguas e 30 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Jamaica, Jordânia, Letônia, Marrocos, México, Peru, Portugal, Ruanda, Rússia, Suíça, Taiwan e Uruguai; e em 185 cidades.

Assessora para a ONU (PNUD, UNESCO e UNCTAD), foi consultora do relatório global Creative Economy Report 2008 e 2013 e 2017 (no prelo), referência na área. Escreveu livros inovadores no cenário mundial, como Marketing Cultural e Financiamento da Cultura (Cengage, 2002), Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 - Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios) e Cidades Criativas - da Teoria à prática (SESI, 2012 - finalista do Prêmio Jabuti 2013 em Arquitetura e Urbanismo). Concebeu e organizou livros digitais pioneiros, com textos de vários países, e.g. Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008, trilingue), Cidades Criativas - Perspectivas (2009, bilingue) e Cidades Criativas, Soluções Inventivas – o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais (2010), bem como integrou grupos de assessoria estratégica a governos, a exemplo da concepção do Plano de Economia Criativa do Estado de São Paulo (2016) e da Coordenação Técnica do projeto Território Criativo DF (em curso). É pesquisadora doutora convidada do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em economia criativa.

Desenhou dezenas de projetos de impacto para empresas, governos e instituições, em economia criativa e cidades, a exemplo de Criaticidades, plataforma digital para cidades criativas com base nas singularidades locais; de Sampa CriAtiva, voltado a estimular e reunir propostas para transformar a cidade, apoiado sobre a inteligência coletiva da população; de OpenCity Lab, que conecta empresas a startups com impacto urbano positivo; e dos projetos Meu futuro é agora e Diálogos startupeiros. É curadora de congressos internacionais e Diretora de Conteúdo da ExpoGestão, o maior congresso de gestão empresarial do Sul do Brasil e coorganizadora da etapa brasileira da Creative Business Cup, copa mundial de negócios criativos. É ainda membro da Associação Internacional de Economia da Cultura, do Corpo Mundial de Peritos em Políticas Públicas da UNESCO, dos Repensadores, do Conselho Editorial da Revista Página 22, de Conselhos Consultivos, como da Virada Sustentável, do Recicleiros e do Local Chef. Venceu o Prêmio Claudia (o maior prêmio feminino na América Latina) em 2013, na categoria Negócios e foi apontada em 2013 pelo jornal El País Américas uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.