Seminário

 

 

 Sugestão de Hospedagem: 

 

O departamento acadêmico e a coordenação do Curso Superior Sequencial em Gestão de Segurança Pública e Privada do ICSH (Instituto de Ciências Sociais e Humanas) e o Instituto Lato Sensu, convidam a toda comunidade acadêmica: estudantes, pesquisadores, professores e os profissionais da área de segurança pública e privada para a primeira edição do Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos com o tema: Uma perspectiva Cidadã.

O evento é gratuito e contará com a participação de profissionais das áreas de direitos humanos e Segurança pública, o local escolhido é o auditório da FIEG no centro de Goiânia/GO, e terá inicio, no dia 28/11/2014 às 19hs, com a apresentação Cultural e posteriormente o início dos trabalhos, já no sábado, 29/11/2014, o início será às 8hs e término às 17h.

Segue abaixo palestras do evento:

 

A importância da Polícia Militar no acidente radioativo de Goiânia    Ten. Cel. PM Carlos Lira

 Integração de ações em rede                                                                      Cel. PM Victor Dragalzew

O papel das Guardas Municipais no Brasil                                                  Prof. Dra. Bartira Macedo

Polícia e Sociedade                                                                                          Cap. PM Geraldo                           

 Gestão publica em Segurança Pública                                                        Cap. PM Jonathan Tarley                               

 Observatório de Segurança Pública                                                             Maj. PM Borba                               

 Direitos Humanos e a nova perspectiva de Segurança Cidadã               Ten. PM Reis                                   

 Formas de financiamento da Política Pública de Segurança Pública      Maj. PM Anderson                       

 

O Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos na Perspectiva Cidadã aconteceram nos dias 28 e 29 de novembro de 2014 em Goiânia e trouxe referências de novas e boas práticas mundiais e nacionais nas áreas de Segurança Pública e Direitos Humanos. Mais de 200 participantes prestigiaram o evento, que contou com apresentações culturais do Coral da FIEG, exibição de documentários e animações sobre o tema central e uma série de palestras com a participação do público.

A abertura do evento realizada dia 28 de novembro, contou com a presença do então comandante da Guarda Municipal de Senador Canedo e demais autoridades policiais, logo em seguida aconteceu à primeira palestra com o Ten. Cel. da Polícia Militar do Estado de Goiás, Carlos Santana Lira, com tema: A importância da Polícia Militar no Acidente radiativo de Goiânia, com Césio 137.

Já no segundo dia do evento, o primeiro palestrante foi o Cel. PM Victor Dragalzew Junior, chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de Goiás, com a palestra: Integração de ações em rede – União; Estados; Municípios e Sociedade Civil Organizada (CICC).

Polícia e Sociedade, uma abordagem prática e estratégica das forças de segurança pública.

O evento seguiu com uma temática diversificada, focada nas ações e cases de sucessos aplicados pelas forças de segurança do Estado de Goiás, em outros Estados da Federação e em outros países. No dia 29, encerrando os trabalhos do período matutino, a professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Dr.ª Bartira Macedo de Miranda falou sobre a Importância das Guardas Municipais como parte integrante do sistema de Segurança Pública Nacional trazendo reflexões e projeções a respeito dos efeitos da nova legislação em vigor (Lei 13022), Estatuto das Guardas Municipais.

Ao longo da tarde várias ações, projetos e propostas foram apresentas por meio das palestras que suscitou a participação intensa dos espetadores, as discussões variaram desde Gestão Pública em Segurança Pública, Novos Modelos de Polícia, Direitos humanos na perspectiva cidadã, até a apresentação de soluções como o caso da criação do Observatório de Segurança Pública do Estado de Goiás, que integra ações práticas com pesquisa, e englobam os diversos órgãos responsáveis pela segurança pública na capital e no Estado com instituições de Pesquisa com vistas estudar e propor soluções para as demandas sociais em Segurança Pública.

Cerca de 400 alunos, professores e profissionais da área de segurança lotaram o auditório da Câmara Municipal de Goiânia nos dois dias de atividades do II Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos, realizado pelo Instituto Lato Sensu em parceria com o departamento acadêmico e a coordenação do Curso Superior Sequencial de Gestão em Segurança Pública e Privada do Instituto de Ciências Sociais e Humanas.

Os participantes vieram de mais de 30 cidades do interior de Goiás como Carmo do Rio Verde, Jussara, Itapuranga e Valparaíso, além de Uberlândia-MG e cidades do Distrito Federal: Brasília, Santa Maria, Gama, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Riacho Fundo.

 

Os debates giraram em torno dos desafios da segurança pública e dos direitos humanos frente às novas tecnologias no país. O balanço foi extremamente positivo, já que a proposta inicial de promover o ensino e a integração de profissionais e estudantes que se dedicam à segurança pública, além de garantir o precioso direito de acesso à educação, foi alcançada.

No primeiro dia, autoridades e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e do poder legislativo municipal compuseram a mesa de discussões. São eles o chefe do Estado-Maior, coronel Victor Dragalzew Júnior; o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Segurança Pública, doutor Edilson de Brito; o doutor Alexandre Pinto Lourenço, delegado titular da 1ª DRP de Goiânia e professor de direitos humanos; o tenente-coronel da PM Carlos Sant’ana Lira; o comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Valdimir Passos; o comandante-geral da Guarda Municipal de Senador Canedo, André Luiz de Oliveira Gomes, o ex-comandante da Guarda Municipal de Senador Canedo, tenente-coronel Alexandre Alencar Lacerda, o coordenador operacional da Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia, Henry Charles Barbosa e a presidente da comissão parlamentar de direitos humanos da câmara municipal de Goiânia, vereadora Cristina Lopes Afonso. Todos proferiram palavras de extrema importância e incentivaram a reflexão sobre a segurança pública e suas práticas, que precisam, urgentemente, de políticas públicas eficazes e de tecnologias aliadas ao combate à criminalidade e à violência.

 

No segundo dia, foram realizadas cinco palestras ministradas por profissionais de diversas áreas do conhecimento. O professor Nelson Souza da Universidade Católica de Brasília, mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação abriu os trabalhos com o tema: novas perspectivas em análise e prevenção criminal - o policiamento preditivo.

 

Em seguida, a perita criminal e chefe do laboratório de análises de drogas da Polícia Científica de Goiás, Patrícia Castro Braga, falou sobre as novas tecnologias utilizadas pelos institutos de criminalística quanto à identificação de drogas sintéticas que ainda não foram proibidas pela Anvisa e sobre as dificuldades de se conter o avanço desse tipo de entorpecente no Brasil que tem a internet como o principal aliado.

 

Já o professor Rilmo Braga Cruz Junior, delegado de Polícia Civil do Estado de Goiás, comentou sobre privacidade e o uso da imagem dos presos pela imprensa em geral, além da responsabilidade das autoridades policiais de trabalharem em defesa da imagem dos presos em caso de abusos cometidos pela mídia em geral.

 

Na parte da tarde, a professora da UFG Bartira Macedo de Miranda, doutora em História da Ciência, mestra em Ciências Penais e membro do Conselho Estadual de Segurança Pública do IBCCRIM e GEPEC falou sobre mídia, violência e Segurança Pública: novos aspectos da violência e da criminalidade no Brasil.

 

Após um debate com o professor Nelson Souza, os presentes fizeram perguntas aos dois palestrantes em um momento de troca de conhecimentos extremamente relevante, considerado pela organização do seminário o ponto alto das discussões, uma vez que os presentes participaram efetivamente do debate a respeito de divergências sobre um assunto complexo e polêmico: prisões em larga escala, sobretudo das classes menos favorecidas que, muitas vezes, não têm como se defender e sobre o papel socioeducativo das instituições prisionais.

 

 As discussões foram encerradas pelo professor Hariel Costa e Silva, policial militar, bacharel em Direito e mestrando em Educação, que comentou a respeito do ensino superior no curso de formação de soldados da PMGO.

 

 Em todos os debates, ficou clara a dificuldade dos órgãos policiais de lidarem com o estigma de que são eles os únicos responsáveis pela Segurança Pública, seja em âmbito federal, estadual ou municipal. O problema da criminalidade precisa ser visto como responsabilidade de profissionais de todas as áreas, sobretudo educação, saúde, cultura e sociedade, que precisam unir esforços para amenizar dados alarmantes sobre o avanço da violência no país. Enquanto a responsabilidade for, erroneamente, apenas das polícias, a realidade não mudará. Além disso, investir em tecnologia como principal arma nesse processo é urgente e necessário, de forma que os agentes de segurança possam trabalhar na prevenção, evitando o crime, em vez de agir após o cometimento do delito.

O departamento acadêmico e a coordenação do Curso Superior Sequencial em Gestão de Segurança Pública e Privada do ICSH (Instituto de Ciências Sociais e Humanas) e o Instituto Lato Sensu, têm a honra de convidar estudantes, pesquisadores, professores e todos os profissionais da área de segurança pública e privada para o  II Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos: Os desafios da Segurança Pública e dos Direitos Humanos frente às novas tecnologias. 

Em 2014, foi realizada nossa primeira edição do seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos com o tema: Uma perspectiva Cidadã.

O seminário contou com a participação de alunos, professores, pesquisadores, profissionais das áreas de direitos humanos, segurança pública e privada e a comunidade em geral, devido ao sucesso da primeira edição, que lotou o auditório da FIEG no centro de Goiânia/GO, o Instituto Lato Sensu promove mais uma edição desse seminário que propõe novas discussões, debates e reflexões a respeito da Segurança Pública, os Direitos Humanos e as novas tecnologias.

O Seminário será realizado nos dias 06 e 07 de novembro no auditório da Câmara Municipal de Goiânia com início dos trabalhos às 18h do dia 06/11/2015, o evento contará com a presença do corpo docente do ILS e demais palestrantes, confira maiores detalhes, a programação completa e acompanhe as últimas notícias sobre o evento clicando no botão abaixo.

 

Local da realização do evento

Câmara Municipal de Goiânia – Av. Goiás, 2001 Setor Central - Goiânia - GO