Notícias

Educação do futuro

Cerca de 60% das profissões de 2019 ainda não existem, daqui 10 anos 85% das profissões serão bem diferentes das que temos atualmente, o mercado e os avanços tecnológicos exigirão dos profissionais novas habilidades e competências, segundo estudo encomendado pela Dell Technologies para o IFTF (Institute for the Future).

O mercado de educação, atualmente, movimenta 5 trilhões de dólares em todo o mundo e cada vez mais as instituições de ensino serão protagonistas para a formação e a atualização desses novos profissionais, esse novo cenário educacional propõe modelos de ensino cada vez mais individualizados e de excelência, não haverá mais espaço para instituições que não primem pela qualidade do ensino e aprendizagem.

Segundo a diretora-presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira - CIEB, Luciana Dellagnelo, aprendemos de maneira diferentes e a tecnologia permite com que possamos criar ambientes de aprendizagem, cada vez mais personalizados para os estudantes, mas para isso, as instituições precisam contar muito com os profissionais da educação qualificados e preparados para esse desafio.

Mais de 85% dos jovens brasileiros, que cursam o ensino médio na atualidade, estão em escolas públicas e desses, 98% dizem que gostam de ir para a escola, mas se sentem desmotivados com o que aprendem nela, segundo pesquisa realizada pela ONG – Todos pela Educação. No ensino superior e na pós-graduação não é diferente, os alunos necessitam cada vez mais de dar sentido prático ao que estão aprendendo e saber aplicá-lo para gerar riquezas.

Skill Gap – lacunas de habilidades

Apenas 36% das empresas brasileiras acreditam que os profissionais recém graduados estão aptos para o mercado de trabalho, isso porque, existem muitas lacunas de habilidades e competências na formação desses jovens profissionais, apontam pesquisas realizadas pela Word Mapa.

Isso se deve a falhas na educação básica e pela falta de continuidade nos estudos, sendo assim, o processo de formação profissional e pessoal não deve ser entendido como um processo que tenha fim. A formação continuada se faz necessária por toda a vida e por isso as tendências por cursos rápidos, de formação e aperfeiçoamento, podem ser uma grande solução para sanar os problemas das lacunas de habilidades fazendo com que os jovens, e demais profissionais, aproveitem melhor as oportunidades para o mercado de trabalho em constante evolução.

Conheça nossos programas de pós-graduação Lato Sensu, eles foram planejados para que você alcance sua autonomia intelectual e profissional. Você terá acesso a conteúdo exclusivos, com aplicações práticas para a carreira que você deseja atuar. Além do conhecimento sobre os conteúdos teóricos e práticos, você amplia sua network profissional e interagem presencialmente com os professores especialistas e renomados em suas áreas.

Nossos programas de Pós-Graduação

Arquitetura e Urbanismo

Gestão e Negócios

 Jurídica