A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), com o apoio do Instituto Lato Sensu, realizou no dia 09 de novembro de 2016 o Seminário Goiano de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O encontro foi uma oportunidade de discutir ideias e práticas sustentáveis relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e no convívio social. Práticas de proteção ao Meio Ambiente também permearam os debates, realizados em 4 palestras e 2 fóruns de discussão.

A temática escolhida pela ACIEG foi aprovada por dezenas de participantes que estiveram no auditório da República da Saúde, em Goiânia. Os especialistas falaram sobre ética, cidadania, direitos humanos, desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inclusão social na perspectiva de grupos e organizações que querem e precisam aliar seus desempenhos sem deixar de lado questões ambientais e sociais relevantes.

O dia começou com discussões sobre aspectos da empregabilidade de pessoas com deficiência. A primeira palestra, sobre estratégias para enquadramento e retenção dessas profissionais nas empresas, foi ministrada por Patrícia Oliveira, Coordenadora do FIMTPODER. Na sequência, foi a vez do Auditor Fiscal do Trabalho, Arnaldo Neto, falar sobre a Lei de Cotas. O fórum de debates foi comandado por Thiago Albernaz.

À tarde, os debates se relacionaram, sobretudo, ao uso da energia solar como forma de desenvolvimento sustentável, já que ela, além de ser mais barata, não gera impactos ao meio ambiente. A superintendente executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/ SECIMA, Jacqueline Vieira, palestrou sobre os benefícios da sustentabilidade para o empresário. Em seguida, o professor da UFG, Dr. Enes Gonçalves Marra, falou sobre os aspectos econômicos para a geração de energia própria nas áreas industriais e comerciais. O fórum de debate foi comandado por Simeyzon Silveira.