Sobre o curso


Curso Intensivo de Redação para Concursos e Enem

Processos seletivos diversos como Enem e concursos públicos estão cada vez mais exigentes. Não basta alcançar boa pontuação na prova objetiva, é necessário conquistar uma ótima nota na redação para estar entre os melhores. Quer se destacar? Inscreva-se no curso intensivo de redação do Instituto Lato Sensu. As aulas são focadas no texto dissertativo-argumentativo, visto por muitos estudantes como um bicho de sete cabeças. Coesão e coerência, articulação de ideias e argumentos, construção de parágrafos e estudo de temas são alguns dos tópicos abordados.

Por que escolher o Lato Sensu? Porque desenvolvemos um método de ensino inovador e eficaz, elaborado por especialistas e mestres. Foram realizadas pesquisas nas áreas de neurociência, linguística cognitiva, psicologia e comportamento humano, o que nos permite afirmar que partilhar com o outro nossos pensamentos é a melhor forma de expressar nossas imaginações criativas, e assim, escrever bons textos. É por entender que antes de ser para a comunicação, a linguagem é um processo criador que possibilita aos seres humanos organizar, informar e compartilhar experiências que reconhecemos a complexidade de cada indivíduo, de cada aluno que quer e precisa se destacar em processos seletivos altamente concorridos.

No Instituto Lato Sensu o texto é visto como a ponta de um iceberg - uma pequena quantidade de matéria e energia para que uma enorme quantidade de informação seja condensada. Dominar tal princípio é a chave para sair na frente.

Matricule-se já!

Duração: Aproximadamente 2 meses. 
Material Didático: Incluso (formato digital).
Público Alvo: Estudantes com foco em Concursos Públicos em Geral, profissionais e todos que desejam aprender ou melhorar sua habilidade em produzir textos com qualidade e em diferentes modalidades.
 

Projeto do Curso

COORDENADOR ACADÊMICO: Leonildo Marques

COORDENADORA PEDAGÓGICA: Anyella Kássia

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Joseany Rodrigues – Mestre em linguística, texto e língua portuguesa e graduada em letras e jornalismo. Atualmente é professora de produção de texto, língua portuguesa e literatura do Instituto Federal de Goiás e do Instituto Lato Sensu.

DISCIPLINA: Produção de Texto

CARGA HORÁRIA: 32 h/a - 8 encontros

DURAÇÃO: 2 meses (aos sábados de 8h às 11h15 ou das 13h às 16h15) - Turmas em formação

SEDES CONTEMPLADAS: Goiânia e Aparecida de Goiânia

EMENTA: Língua, linguagem e texto. Escrita e contexto. Texto e sentido. O texto dissertativo-argumentativo e suas peculiaridades. Fatores de textualidade: Coesão e Coerência. Os tipos de parágrafo e sua constituição. Ligação de parágrafos. Assunto, tema e título. Seleção e organização de argumentos. Estrutura de texto dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Conteúdo textual. Revisão de parágrafo. Algumas dificuldades da norma culta.

 

DESENVOLVIMENTO

Unidade I – Língua, linguagem e texto

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- reconhecer os critérios sob os quais os conceitos de língua, linguagem e texto serão tratados na disciplina.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 4

 

Unidade II Escrita e contexto

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática o aluno deverá:

- reconhecer como os elementos do contexto interferem na produção e na recepção dos textos.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades

N.º. DE AULA: 4

 

Unidade III – Texto e sentido

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- utilizar estratégias adequadas para construir sentido na produção de textos.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 4

 

Unidade IV – O texto dissertativo-argumentativo e suas peculiaridades.

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- diferenciar os tipos textuais;

- reconhecer características dos tipos textuais, principalmente do texto dissertativo- argumentativo;

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 4

 

Unidade V – Estrutura de texto dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- empregar estratégias adequadas de estruturação do texto obedecendo a progressão textual.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 8

 

Unidade VI – Fatores de textualidade

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- perceber como os fatores pragmáticos, semânticos e formais interferem na produção textual:

  1. a) intencionalidade
  2. b) informatividade;
  3. c) situacionalidade;
  4. d) intertextualidade;
  5. e) aceitabilidade;
  6. f) coesão;
  7. g) coerência.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 8

 

Unidade VII – Os tipos de parágrafo e sua Constituição; Ligação de parágrafos.

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- reconhecer a importância do parágrafo como unidade de composição do texto;

- reconhecer e aplicar técnicas de desenvolvimento de parágrafo e as estratégias de ligação.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 8

 

Unidade VIII – Assunto, tema e título.

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- estar preparado para produzir textos sobre temas variados, independentemente da proposta.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 4

 

Unidade IX – Conteúdo textual. Revisão de parágrafo.

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- reconhecer a qualidade do conteúdo de seu texto e ter consciência crítica sobre ela.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 4

 

Unidade X – Algumas dificuldades da norma culta

OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:

- aprimorar habilidades para emprego da norma culta da língua nos textos dissertativos-argumentativos.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.

RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.

N.º. DE AULA: 8

 

BIBLIOGRAFIA:

SUGERIDA:

CEGALLA, Domingos Pascual. Nova Minigramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2015.

SALVADOR, Arlete. Como escrever para o Enem: roteiro para uma edição nota 1000. São Paulo: Contexto, 2014.

KOCH, Ingedore Vilaça & Vanda Maria ELIAS. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto. 2008

 

ACONSELHADA:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

_______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BERNARDO, Gustavo. Redação Inquieta. Rio de Janeiro: Globo, 1985.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. (Introdução).

_______. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, José Carlos (org.). Língua Portuguesa em debate. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 34-51.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. Oficina de Texto. Petrópolis: Vozes, 2003.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

______. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006.

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2010.

HOUAISS, Antônio.   Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.  

MACHADO, Anna Raquel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

______. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

 

Solicitação de informações sobre cursos

Preencha com seus dados e receba maiores informações de um de nossos consultores

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com