Seminários

seminário - 2016

seminário - 2015

seminário - 2014

Este é o site oficial do Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos, um evento interinstitucional e sem fins lucrativos, realizado pelo Instituto Lato Sensu em parceria com diversas instituições de ensino superior (IES), entidades de classe e representantes do poder público, que busca trazer ao debate as principais questões relevantes a Segurança Pública e aos Direitos Humanos, bem como, promover o ensino, a pesquisa e a extensão acadêmica sobre essas matérias.

Promovido, anualmente, a cada nova edição com novos palestrantes e temas variados, o Seminário é composto de conferências e palestras com autoridades no tema, grupos de trabalho com apresentação de pesquisas, além de debates e momentos de interação com os participantes.

Em 2014, foi realizada nossa primeira edição do seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos com o tema: Uma perspectiva Cidadã. O objetivo desse projeto apresentar referências de novas e boas práticas mundiais e nacionais nas áreas de Segurança Pública e Direitos Humanos.

O seminário contou com a participação de alunos, professores, pesquisadores, profissionais das áreas de direitos humanos, segurança pública e privada e a comunidade em geral, devido ao sucesso da primeira edição, que lotou o auditório da FIEG no centro de Goiânia/GO, o Instituto Lato Sensu promove mais uma edição desse seminário que propõe novas discussões, debates e reflexões a respeito da Segurança Pública, os Direitos Humanos e as novas tecnologias.

Já em 2015, nos dias Cerca de 400 alunos, professores e profissionais da área de segurança lotaram o auditório da Câmara Municipal de Goiânia nos dois dias de atividades do II Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos, realizado pelo Instituto Lato Sensu em parceria com o departamento acadêmico e a coordenação do Curso Superior Sequencial de Gestão em Segurança Pública e Privada do Instituto de Ciências Sociais e Humanas.

Os participantes vieram de mais de 30 cidades do interior de Goiás como Carmo do Rio Verde, Jussara, Itapuranga e Valparaíso, além de Uberlândia-MG e cidades do Distrito Federal: Brasília, Santa Maria, Gama, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Riacho Fundo.

Os debates giraram em torno dos desafios da segurança pública e dos direitos humanos frente às novas tecnologias no país. O balanço foi extremamente positivo, já que a proposta inicial de promover o ensino e a integração de profissionais e estudantes que se dedicam à segurança pública, além de garantir o precioso direito de acesso à educação, foi alcançada.

O Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos, portanto, se insere como um projeto acadêmico permanente, que pretende ser um espaço de debate crítico acerca do tema tratando-o de forma propositiva frente às necessidades de transformação. É desenvolvido sob a Coordenação acadêmica e científica dos Professores Ms. Annyella Nogueira e Prof. Leonildo Marques Silva.