Em um mês de funcionamento, a nova sede do Instituto Lato Sensu já é sucesso entre alunos que buscam ser aprovados em concursos públicos ou se qualificar profissionalmente.  Prova disso é a rapidez com que as turmas do preparatório para concursos públicos policiais, sobretudo o certame da Polícia Militar de Goiás, se formaram. Logo na primeira semana, cerca de 100 alunos já estavam matriculados em duas turmas noturnas. Na segunda, outros 50 começaram os estudos na turma matutina. Nesta semana, diante da grande procura por parte dos estudantes, uma nova turma noturna foi aberta.

Diante dessa procura surpreendente, o departamento pedagógico do Instituto está bastante otimista. “Quando resolvemos vir para o centro de Goiânia, já era imaginado que a procura aumentaria, mas não imaginávamos que seria tão rápido. A expectativa é que isso acontecesse após o primeiro mês de funcionamento, mas foi muito mais cedo do que o esperado. Já visualizamos que o movimento vai dobrar no próximo mês”, disse Annyella Nogueira, diretora acadêmica do ILS. Esse crescimento se deve à localização privilegiada da nova sede, salas bem equipadas, ensino de alto nível e preços bastante competitivos.

Junto com a intensa procura pelo curso preparatório, estudantes interessados em se qualificar para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, também se matricularam no curso superior sequencial em Gestão de Segurança Pública e Privada. Novos alunos que perceberam os diferenciais oferecidos pela instituição e, também, aqueles matriculados no curso preparatório que viram no Lato Sensu uma oportunidade de conciliar as duas modalidades, uma vez que as aulas do preparatório e do sequencial são em dias alternados, de maneira que a carga horária de um curso não impede a participação no outro. O que torna os discentes mais preparados tanto para concursos públicos na área quanto para exercerem com eficácia funções em empresas diversas, além de torná-los cidadãos mais críticos e engajados. Isso porque, de acordo com a coordenação acadêmica, o curso faz abordagens relacionadas à gestão de segurança como assunto de interesse não só dos agentes públicos de segurança, mas da sociedade em geral. “Os alunos se identificam com os temas abordados. São feitas discussões que abrangem educação e sociedade até gestão de projetos e segurança da informação, que são importantes para a sociedade como um todo”, disse Leonildo Marques, coordenador acadêmico.

Atualmente, 900 alunos estão matriculados no sequencial em Goiânia e nos polos do interior. Número que comprova o sucesso da matriz curricular do curso, elaborada a partir da necessidade de o aluno conseguir identificar as situações na prática e aplicar na vida pessoal. Como é um curso de curta duração, é possível que ele seja concluído sem perda de foco durante o percurso, o que é muito comum nos cursos superiores tradicionais.

Diante desse sucesso, os diretores do ILS esperam crescer ainda mais. Há a expectativa de publicação de outros editais em 2015, além da PM/GO. Enquanto houver demanda, o instituto realizará cursos de preparação para esses candidatos. Por isso, novos projetos estão em fase de desenvolvimento. Mais salas de aula estão sendo providenciadas para atender melhor aos alunos para que ninguém fique de fora das boas oportunidades que o mercado tem a oferecer.