Mais de 8,4 milhões de estudantes de todo o país se preparam para o grande desafio no próximo fim de semana

O Instituto Lato Sensu não poderia ficar de fora do principal Exame Nacional que garante o acesso à maioria das Universidades do país. Durante 4 meses, a unidade de Aparecida de Goiânia se dedicou à preparação de alunos que tiveram a oportunidade de dialogar, interagir, analisar realidades e intervir nela, assim como preveem os Parâmetros Curriculares Nacionais, que apresentam os princípios e finalidades que orientam o ensino médio e, consequentemente, o Enem.

Nesta reta final, seguir algumas orientações fundamentais é crucial para garantir um bom resultado. Fique atento!

INFORMAÇÕES

Pela primeira vez, o cartão de confirmação da inscrição do participante está disponível, apenas, na Página do Participante, no site do Inep. É necessário acessar o sistema e imprimir o documento, que vem com o número da inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, entre outras informações importantes. Quem esqueceu a senha, pode recuperá-la. Basta seguir o passo a passo apresentado no site.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), para que o exame comece, pontualmente, às 13h30 (horário oficial de Brasília). Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas onde serão iniciados alguns procedimentos de segurança.

Lembrando que o Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação, divididas da seguinte forma:

24 de outubro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Com duração de 4h30.

25 de outubro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Com duração de 5h30.

DICAS

Verifique com antecedência na Página do Participante o local onde será realizada a sua prova. Se for possível, faça o trajeto até o local de provas antes do dia do exame para evitar contratempos.

Se organize e chegue no local de provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Não precisar correr ajuda a evitar a ansiedade comum entre os candidatos.

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Consulte a lista de documentos aceitos e não se esqueça de levá-lo nos dois dias.

O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas nos dois dias.

Quanto à caneta, é necessário ser de tinta preta, feita em material transparente.

Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 90 questões indicadas no cartão-resposta.

PROVA DE REDAÇÃO

A prova discursiva será realizada no segundo dia do Enem. O texto produzido pelo aluno deverá obedecer o tipo textual dissertativo-argumentativo e ter, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de um tema proposto e da leitura de textos motivadores.

Alguns deslizes podem resultar em nota zero na redação:

- Não atender ao tema ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

- Entregar a folha de redação sem texto escrito;

- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;

- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

- Desrespeito aos direitos humanos;

- Parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Também no segundo dia de provas, o participante deverá responder cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.

Não é permitido trocar a opção de língua no momento da prova.

Fonte: com informações de inep.gov.br