Notícias

O Instituto Lato Sensu realizou, no último sábado (18/03), um Fórum de Debates com o tema: Metodologia do Treinamento no Futebol. O evento reuniu cerca de 100 pessoas e marcou o lançamento da Pós-Graduação em Futebol, que vai ser ofertada pela Instituição no segundo semestre de 2017.

Participaram da mesa de discussões, ex-atletas profissionais e hoje técnicos em categorias de base em times de Goiânia. São nomes reconhecidos nacionalmente como Sílvio Criciúma, Danilo Portugal e Lucas Oliveira. Também palestraram especialistas como o fisioterapeuta Arthur Reis, o fisiologista Rodrigo Guimarães e o preparador físico Álvaro Henrique. Em pauta, as principais metodologias de preparação utilizadas no Brasil e no mundo, além dos aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos do esporte mais praticado do mundo.

Os palestrantes comentaram sobre a diferença entre as pré-temporadas atuais e as preparações realizadas no passado, as maneiras de detectar o talento do jogador e a importância do treinamento como instrumento de desenvolvimento da carreira profissional. Destacaram também a importância da análise de desempenho com o acompanhamento de dados como uma ferramenta pedagógica na iniciação ao futebol.

Eles também debateram sobre os principais obstáculos encontrados na atualidade pelos clubes de futebol, a relevância do trabalho interdisciplinar nos times e sobre as novas tecnologias que podem contribuir significativamente com melhores resultado em campo.

A plateia interagiu com perguntas sobre as questões apontadas pelos convidados e fez críticas sobre a o esporte, sobretudo quanto à complexidade dos problemas relacionados aos jogos e campeonatos de futebol.