O Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos na Perspectiva Cidadã aconteceram nos dias 28 e 29 de novembro de 2014 em Goiânia e trouxe referências de novas e boas práticas mundiais e nacionais nas áreas de Segurança Pública e Direitos Humanos. Mais de 200 participantes prestigiaram o evento, que contou com apresentações culturais do Coral da FIEG, exibição de documentários e animações sobre o tema central e uma série de palestras com a participação do público.
A abertura do evento realizada dia 28 de novembro, contou com a presença do então comandante da Guarda Municipal de Senador Canedo e demais autoridades policiais, logo em seguida aconteceu à primeira palestra com o Ten. Cel. da Polícia Militar do Estado de Goiás, Carlos Santana Lira, com tema: A importância da Polícia Militar no Acidente radiativo de Goiânia, com Césio 137.
Já no segundo dia do evento, o primeiro palestrante foi o Cel. PM Victor Dragalzew Junior, chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de Goiás, com a palestra: Integração de ações em rede – União; Estados; Municípios e Sociedade Civil Organizada (CICC).
Polícia e Sociedade, uma abordagem prática e estratégica das forças de segurança pública.
O evento seguiu com uma temática diversificada, focada nas ações e cases de sucessos aplicados pelas forças de segurança do Estado de Goiás, em outros Estados da Federação e em outros países. No dia 29, encerrando os trabalhos do período matutino, a professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Dr.ª Bartira Macedo de Miranda falou sobre a Importância das Guardas Municipais como parte integrante do sistema de Segurança Pública Nacional trazendo reflexões e projeções a respeito dos efeitos da nova legislação em vigor (Lei 13022), Estatuto das Guardas Municipais.
Ao longo da tarde várias ações, projetos e propostas foram apresentas por meio das palestras que suscitou a participação intensa dos espetadores, as discussões variaram desde Gestão Pública em Segurança Pública, Novos Modelos de Polícia, Direitos humanos na perspectiva cidadã, até a apresentação de soluções como o caso da criação do Observatório de Segurança Pública do Estado de Goiás, que integra ações práticas com pesquisa, e englobam os diversos órgãos responsáveis pela segurança pública na capital e no Estado com instituições de Pesquisa com vistas estudar e propor soluções para as demandas sociais em Segurança Pública.