Projeto do Curso
COORDENADOR ACADÊMICO: Leonildo Marques
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Anyella Kássia
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Joseany Rodrigues – Mestre em linguística, texto e língua portuguesa e graduada em letras e jornalismo. Atualmente é professora de produção de texto, língua portuguesa e literatura do Instituto Federal de Goiás e do Instituto Lato Sensu.
DISCIPLINA: Produção de Texto
CARGA HORÁRIA: 32 h/a - 8 encontros
DURAÇÃO: 2 meses (aos sábados de 8h às 11h15 ou das 13h às 16h15) - Turmas em formação
SEDES CONTEMPLADAS: Goiânia e Aparecida de Goiânia
EMENTA: Língua, linguagem e texto. Escrita e contexto. Texto e sentido. O texto dissertativo-argumentativo e suas peculiaridades. Fatores de textualidade: Coesão e Coerência. Os tipos de parágrafo e sua constituição. Ligação de parágrafos. Assunto, tema e título. Seleção e organização de argumentos. Estrutura de texto dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Conteúdo textual. Revisão de parágrafo. Algumas dificuldades da norma culta.
DESENVOLVIMENTO
Unidade I – Língua, linguagem e texto
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- reconhecer os critérios sob os quais os conceitos de língua, linguagem e texto serão tratados na disciplina.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 4
Unidade II Escrita e contexto
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática o aluno deverá:
- reconhecer como os elementos do contexto interferem na produção e na recepção dos textos.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades
N.º. DE AULA: 4
Unidade III – Texto e sentido
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- utilizar estratégias adequadas para construir sentido na produção de textos.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 4
Unidade IV – O texto dissertativo-argumentativo e suas peculiaridades.
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- diferenciar os tipos textuais;
- reconhecer características dos tipos textuais, principalmente do texto dissertativo- argumentativo;
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 4
Unidade V – Estrutura de texto dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- empregar estratégias adequadas de estruturação do texto obedecendo a progressão textual.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 8
Unidade VI – Fatores de textualidade
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- perceber como os fatores pragmáticos, semânticos e formais interferem na produção textual:
- a) intencionalidade
- b) informatividade;
- c) situacionalidade;
- d) intertextualidade;
- e) aceitabilidade;
- f) coesão;
- g) coerência.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 8
Unidade VII – Os tipos de parágrafo e sua Constituição; Ligação de parágrafos.
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- reconhecer a importância do parágrafo como unidade de composição do texto;
- reconhecer e aplicar técnicas de desenvolvimento de parágrafo e as estratégias de ligação.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 8
Unidade VIII – Assunto, tema e título.
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- estar preparado para produzir textos sobre temas variados, independentemente da proposta.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 4
Unidade IX – Conteúdo textual. Revisão de parágrafo.
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- reconhecer a qualidade do conteúdo de seu texto e ter consciência crítica sobre ela.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 4
Unidade X – Algumas dificuldades da norma culta
OBJETIVOS: Ao final da Unidade Didática, o aluno deverá:
- aprimorar habilidades para emprego da norma culta da língua nos textos dissertativos-argumentativos.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
METODOLOGIA: Aula expositiva e prática.
RECURSOS: Quadro; slides; textos e atividades.
N.º. DE AULA: 8
BIBLIOGRAFIA:
SUGERIDA:
CEGALLA, Domingos Pascual. Nova Minigramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2015.
SALVADOR, Arlete. Como escrever para o Enem: roteiro para uma edição nota 1000. São Paulo: Contexto, 2014.
KOCH, Ingedore Vilaça & Vanda Maria ELIAS. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto. 2008
ACONSELHADA:
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
_______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BERNARDO, Gustavo. Redação Inquieta. Rio de Janeiro: Globo, 1985.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. (Introdução).
_______. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, José Carlos (org.). Língua Portuguesa em debate. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 34-51.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. Oficina de Texto. Petrópolis: Vozes, 2003.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
______. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2010.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
MACHADO, Anna Raquel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
______. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.