O Instituto Lato Sensu em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) - Delegacia de Goiás, que possui representações nas principais cidades do país, apresenta o Seminário: Evolução Política da Sociedade Brasileira – “Revisitando os processos políticos nacionais à luz dos contextos econômico, social e política no momento dos acontecimentos”.
Local: Rua 03, nº 860, Setor Central - Auditório Instituto Lato Sensu - 6º Andar
Valor: R$ 100,00
R$ 50,00 para Estudantes e Adesguianos.
Sobre o Evento
O presente cenário político brasileiro evoca preocupações e incertezas quanto à possibilidade de se atingirem condições de estabilidade em curto prazo. Inversão de valores e manifestações de indignação são apenas parte da expressão de um quadro caótico implantado anos a fio por grupos representativos de forças dominantes na política nacional. Tal quadro está levando a um significativo descrédito nas instituições democráticas, com risco de colocar em cheque a nossa própria existência como Nação.
Tais fatos vêm demonstrar a emergencial necessidade de o povo brasileiro se engajar decididamente na luta pela reconstrução de nosso país. Nota-se claramente, entre os cidadãos, uma ânsia, um clamor, por reconquistar o orgulho de ser brasileiro. Observam-se, especialmente, nesses indivíduos, o desejo de entender os percalços por que estamos passando e uma forte vontade de poder agir para por o país de pé novamente.
E é visando colaborar com subsídios para esta tarefa grandiosa que o seminário ora proposto, sobre Evolução Política do Brasil, é oferecido. O objetivo principal é discorrer sobre os fatos políticos mais relevantes que envolveram nossa terra, nossa gente. Para tanto, o seminário foi concebido com base numa abordagem histórica, pela qual se busca examinar a interdependência entre os processos internos e externos em sua articulação com as forças políticas predominantes em nosso país. Por este motivo, o seminário prioriza o reconhecimento de que qualquer evento histórico só pode ser apropriadamente analisado a partir da compreensão adequada a respeito das influências e das ideologias da época dos acontecimentos, em vez de se empregarem referenciais teóricos de hoje, sob o risco de se produzirem interpretações seriamente distorcidas ou enviesadas.
Assim, o seminário foi organizado em tópicos sequenciais da política brasileira, procurando-se respeitar, portanto, o fator cronológico. Inicia-se tecendo considerações sobre a formação da cultura política na sociedade brasileira, elemento seminal para o entendimento do nosso comportamento como cidadãos. Segue apresentando a influência das ideologias políticas na conformação das turbulências que antecederam o regime instalado a partir de 1964. Prossegue desvelando aspectos cruciais inscritos nos fenômenos que ocorreram como desdobramento do movimento civil-militar de 1964. A seguir, pontua os principais processos vivenciados no penoso caminho de transição para o restabelecimento de uma normalidade democrática e os resultados do projeto social-democrata. E, por fim, debruça-se sobre o passado recente de nossa república, procurando esmiuçar os sonhos e os resultados das políticas públicas colocadas em prática nos últimos 13 anos.
Acredita-se que, a partir das palestras e debates proporcionados pela realização deste seminário, valiosa contribuição estará sendo disponibilizada para que cada participante elabore uma reflexão própria sobre a realidade política brasileira atual e sobre quais os melhores meios de se envolver e atuar politicamente para erigir o país que todos queremos.