Na próxima semana, o Instituto Lato Sensu realiza o I Seminário de Estágio com o tema Poder, Diversidade e Ensino: novos caminhos para a Educação. A proposta é promover uma discussão sobre as práticas docentes nos dias atuais, além de possibilitar e oficializar um espaço democrático de debates construtivos sobre temas pertinentes ao ensino-pesquisa e aprendizagem.

Tal debate é pertinente devido à premissa de que o professor é um dos principais atores na configuração de processos de ensino, pesquisa e aprendizagem, e, por isso, é preciso concebê-lo como um profissional que precisa refletir criticamente sobre sua prática cotidiana. Reflexão esta que o permite compreender as características desses processos, bem como perceber o contexto em que o ensino se encontra, para que possa, assim, facilitar o desenvolvimento autônomo e emancipador dos participantes do processo educativo.

Além disso, é necessário que o docente possa compreender a multiformidade, pluralidade, diversidade e os novos caminhos e transformações que a educação vem passando, não só na esfera teórica e metodológica, mas também nas esferas de poder (institucional e política).

Objetivos :

● Promover a produção e difusão do conhecimento sobre educação e ensino;

● Criar espaços de diálogos sobre  questões teóricas e práticas  relacionado ao ensino e a prática docente;

● Divulgação das produções, relatórios e vivência  do estágio.

Programação:

12/07/2016 (Terça-feira) - Conferência de Abertura: As OS’s na Educação.
Horário: 19 h às 22 h

Diane R. Miranda - Professora de Filosofia da Secretaria de Educação do Estado de Goiás

13/07/2016 (Quarta-feira) - Roda de conversa sobre práticas de Educação Escolar

Maxiley Vieira - Professor e Tutor da Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Vicentina Mendes - Professora e Inspetora de Ensino do Município de Goiânia

* Relatos de experiência de estágio

14/07/2016 (Quinta-feira) - Mesa Redonda: Racismo religioso: desafios e problemática na educação.
Horário: 19 h às 22 h

Watusi Santiago - Iyalorixa, Historiadora e  Superintendente da Igualdade Racial de Goiânia.

Patrick Oliveira (Ifayomi Adelonan) - Psicólogo, Psicanalista e Babalawo / Sacerdote do Culto Tradicional de Ifá e Orixá

Comissão de Organização:

*Coordenação pedagógica Instituto  Lato Sensu